Sunday, October 30, 2011

Lisboa - Fatima - Soudos

No passado dia 24 de Setembro, fui a Fátima de BTT. O passeio foi organizado por pessoal de Setúbal, e a ideia seria fazer Lisboa Oriente – Fátima em dois dias, com dormida nos Olhos de Água, na nascente do Alviela. Para mim foi mais um casa da são – Soudos.

Convidei um rapaz da aldeia, David, já que ele participa em maratonas e coisas deste tipo. No total era-mos 12 pessoas.

Ficou combinado o encontro perto da Torre Vasco da Gama, perto das 7h15. O David como vinha da aldeia, ficou de sair em Vila Franca e fazer o percurso inverso, pois chegava ao Oriente as 8h. As 7h sai de casa da São e fiz os 11km até a torre em 20m. Os meus colegas de Setúbal só chegaram as 8h10 e ainda esperamos por um outro gaijo que chegou perto das 8h30 ( a hora que tinha sido combinada com ele e o organizador).

Começamos o pedalanço em direcção ao Parque Tejo, e entramos em terra por um percurso ao lado do rio Trancão, com cerca de 12km até ao Forte da Casa.

Entretanto o David aqui já nos tinha apanhado. Depois fomos a pedalar no meio dos campos entre a linha do comboio e o rio Tejo até Alverca, onde apanhamos um pouco de Alcatrão até Alhandra. Aqui pedalamos na ciclovia entre a linha e o rio, mas tivemos novamente que atravessar a linha do comboio, devido a obras.

A partir daqui foi sempre por estradas secundárias e estradões de terra, passando por Castanheira do Ribatejo, Vila Nova da Rainha, Azambuja.

Daqui fomos sempre por meio dos campos cultivados, passando por Reguengo, onde o GPS nos colocou num trilho prai com 1km cheio de silvas que foi todo feito a mão.

Passamos por Valada, onde paramos para beber uma mini .

Daqui fomos sempre encostados ao Tejo até a pedalar ate ao lado da pista de aterragem de Santarém, as vezes com velocidades superiores a 33km/h, tudo por culpa do sr. David. Eu na conversa com ele na boa, e o pessoal todo atrás em filinha pirilau a mamar. Aqui em Santarém apanhamos logo uma subidazita de alcatrão que deu para moer um bocado.

Aqui apanhamos a primeira subida a sério até ao centro da cidade, que fizemos na avozinha. O pessoal encontrou-se todo numa praça central e aproveitamos para ir encher os bidons de água. Até aqui pedalamos cerca de 92km. Ainda faltavam cerca de 30km para acabar a tirada.

Saimos de Santarém em direcção a Azoia e Advagar. Entre estas duas aldeias paramos para comer algo e também atestar os bidons. Compramos umas maças, comemos uns pastéis de bacalhau. Aqui atestei o meu bidon de cola assim como o David, e verifiquei que não se deve fechar. Com a vibração da bike, o bidon foi ganhando pressão devido a cola, e quando o abri com os dentes, levei com a pressão e espuma toda na fronha. Ainda passamos por Santos, Casais das Milhariças, Chã de Cima e acabamos em Amiais de Baixo, onde pernoitamos.

Fomos jantar ao restaurante de olhos de água, onde penso que seja uma das nascentes do Alviela, onde comemos um belo bacalhau.

Ao final do dia obtive:

124km percorridos

Tempo Total: 12h33

Tempo em Movimento: 6h44

Media em Movimento: 18.3km/h

No outro dia, despertar cerca das 7h30 para começar a pedalar as 8h.

A primeira paragem foi logo nos Olhos de água para ver as vistas do local.

De seguida sempre a pedalar em direcção a Monsanto e Covão do Feto, onde fizemos uma paragem para abastecimento.

Aqui começamos uma subida para a serra de Santo António. Passamos de uma altura de 150m ao km9 para 415 ao km14. Aqui paramos para reabastecimento, e com uma vista fenomenal.

Depois foi sempre a descer até Minde, onde dei cerca de 72km/h.

Atravessamos Minde, e depois continuamos em estradas secundárias e estradões, por meio do mato e eucaliptais, sempre até Fátima.

Em Fátima tiramos a foto da praxe:

Do local onde pernoitamos até Fatima percorremos 35km. Tiramos a fotografia de grupo, e o pessoal encontrou-se com as namoradas. Eu e o David combinámos ir-mos a pedalar até aos Soudos. Isto significava mais 30km, com a mala com roupa do dia anterior e que vesti as costas, mais os ténis e etc. Prai uns 10kg, mais o camelbag que levava comigo.

No total do dia tive:

Distancia: 65km

Elevação: 834m

Tempo Total: 5h24

Tempo em movimento: 4h07m


No total dos dois dias (Dados completos aqui "GARMIN")

Distancia - 189km

Elevação: 1550m

Tempo em Movimento: 10h51

Velocidade Média: 17.4km/h


Saturday, October 8, 2011

2º Passeio BTT Vargos

Já vai longe este passeio BTT de má memória que fiz. Foi o 2.º Passeio BTT de Vargos "Joaquim D'Aurélia", a 12 de Junho de 2011. Este passeio tinha duas distancias, de 30km e 50km ( a que participei). Diziam que a dificuldade era 3/3. Diziam que eram cerca de 50 pessoas para os 50km.

Para começar o dia fui na minha burra antiga, a Scott Reflex 20. Já não andava a sério nisto à 3 anos!

Chegado aos Vargos, encontrei-me com o Nuno. Enganou-me o cigano. Fomos a pedalar os dois juntos, deixamos o pessoal passar todo e fomos nas calmas. Primeiro dentro dos Vargos e pela Quinta, saindo em direção à Mata, e voltando para os Vargos para um track que tinham feito perto do Choupal. Daqui sempre a pedalar até a Beselga. Aqui o Nuno engana-me e diz que ia para o percurso dos 30km.

A partir daqui começou o suplicio. Fui pedalando sempre sozinho, passando por Fungalvaz, e aqui começa-se a subir para a serra. Logo para começar uma paredezita que tive que levar a bike as costas. Nem com ela ao lado dava. Continuei sempre a pedalar até aos Toucinhos, Lagoa do furadouro, e aqui, quando estava a avistar 3 ou 4 gaijos, furo na burra à frente. A sorte que tava um gaijo da organização que tinha uma bomba e assim ficou mais fácil encher o pneu. Depois perdi-me durante 500m, pois deixei de ver fitas, e tive que voltar para tras. Antes tivesse continuado, pois apanhei um trilho de pedra que era impossível pedalar ( pelo menos para mim). Continuo a pedalar na desportiva, mas já com uma pequena dor de caimbras nas pernas. Um dos abastecimentos era perto da estrada de acesso aos moinhos na Charruada. Aqui bebo uma mini, para dar força. Aqui, sempre a descer até á Assentiz, e depois sempre a subir em direcção ao outeiro pequeno. Aqui a cãimbra a aumentar. Pelo caminho, estava a ver que era um saltinho ate aos Vargos, mas o GPS dava-me apenas 40km, ou seja faltavam prai 10km para o final.

Os senhores então lembraram-se de andar a fazer caminhos a volta dos Vargos, com sobes e desce, curvas etc. Neste 8km ( Não foram 50km, mas 48), tive que para 27 vezes por causa de caimbras e ameaços ( foram umas 4 ou 5).

Ainda passei por duas pessoas, mas penso que pertenciam as 30km. No final ainda fui para os Soudos a pedalar. Penso que foi um traçado um pouco puxado demais, ainda mais para quem fez 35km sozinho.. E tantos tracks no final seria desnecessário!

50km

4h24, dos 17 que acabaram, fiquei em 15º ( o primeiro foi com 3h09m).

Registo GPS aqui

Distance: 48,77 km
Time: 4:24:42
Avg Speed: 11,1 km/h
Elevation Gain: 1.169 m
Avg Speed: 11,1 km/h
Avg Moving Speed: 13,1 km/h
Max Speed: 57,5 km/h
Calories
3250

Lista de inscritos aqui....

Fotos de pessoal aqui, aqui, e aqui....